Pastoral da Família
Pastoral da Família
O que é?: A Pastoral da Família, ou Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar. A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias. A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. Todos estão incluídos.
Como começou?
No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II tem dedicado atenção especial à Família. Em 1981, no 4°. Sínodo dos Bispos, o Sínodo da”s Famílias, foi promulgada a exortação apostólica “Familiaris Consortio” – A Missão da Família no Mundo de Hoje. Nesses anos foram realizadas muitas ações pela Igreja da América Latina. Mas, percebe-se, que a missão da Pastoral Familiar é muito maior, urgente e indispensável.
Missão: Nossa missão é a evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família. É imprescindível realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência.
A Pastoral Familiar possui quatro metas fundamentais e imutáveis:
Viver e crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade; Ser santuário da vida; Ser célula primeira e vital na sociedade; Ser Igreja doméstica e missionária.
Objetivo: A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A Pastoral Familiar atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.
Formação de Agentes: Não se pode atuar no ministério de ajuda e promoção das famílias e da pessoa humana sem estar preparado. Na realidade de hoje, diante das diversidades de situações vivenciadas por nossasfamílias, é imprescindível um investimento bem orientado no estudo e na reflexão para uma evangelização eficaz e apta a servir o desenvolvimento da família brasileira. Para a capacitação de agentes, a Pastoral Familiar criou o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar – INAPAF, uma escola destinada a promover a formação de agentes para a Pastoral Familiar e ajudar na vivência dos valores que edificam a pessoa e a família para o bem da sociedade.