• A importância da Semana Santa na vida de um cristão
    16/04/2017 20:04

A Semana Santa é sem dúvida um momento de grande importância na vida dos cristãos. É tempo de conversão e de reaproximação com Deus. Trata-se de um momento oportuno para ser refletido sobre o quão maravilhoso é Deus. O quanto Ele fez e faz por cada um de Seus filhos. É o momento de pensar a respeito do sacrifício de Jesus pela salvação da humanidade.

O significado desse período representa a cada cristão sentimentos e pensamentos distintos. Abaixo são apresentados alguns depoimentos de membros das comunidades da Paróquia São Roque, que descrevem o que a experiência da Semana Santa representa a cada um.

Semana Santa 1

“A Páscoa começa quando a Igreja nos pede para acompanhar Jesus no deserto, durante os 40 dias. É uma forma de vivenciar com Jesus o caminho de obediência, que nos levará a alegria da Ressurreição. Deus sempre caminha conosco e nessa certeza nós buscamos a perfeição, que é a Santidade para podermos entrar em Seu repouso que é a vida eterna”.

Gelvany – Igreja Matriz São Roque

“A Semana Santa é o grande sinal do amor de Deus por nós. É na verdade viver e reconhecer o amor de Deus por nós. É ser o amor de Deus por nós. Quando nós ainda éramos pecadores, Deus enviou Seu filho nascido de Mulher e nesta semana nós contemplamos Sua paixão, morte e ressurreição. Temos um Deus que é, sobretudo amigo, um Deus que é entendedor de nossas dores e como disse o Senhor Jesus aos Seus, já não vos chamo servos, mas vos chamo de amigos. Então se sofremos o Senhor entende, se passamos por angústia o Senhor entende, mas com certeza Ele tem vida nova; tem ressurreição para nossas vidas”.

Everton Oliveira – Igreja São João BatistaSemana Santa 2

“A Semana Santa “pra” mim é um período de reviver e meditar ainda mais o amor de Deus por nós, que se entregou na cruz por nossos pecados, mas que ressuscitou e nos convida a caminhar com Ele, carregando nossas cruzes e suportando nossos sofrimentos na certeza da ressurreição”.

Andréa Aparecida – Igreja Matriz São Roque

“Na Semana Santa é quando eu me conecto mais intensamente com Deus, onde tento abrir mais minha mente e meu coração. Só que ao mesmo tempo também percebo mais dificuldades, mais obstáculos e tribulações, só que “aí” eu penso o quanto Jesus suportou para me salvar, o quanto foi humilhado e açoitado, e esse sofrimento todo não o fez desistir de sua missão. Então resumindo, é quando eu sinto tanto, mas tanto o amor de Deus por mim, que consigo ver a vida de uma forma mais sublime”.

Vanessa Teixeira – Igreja São Judas Tadeu

“É a semana mais emblemática do ano da Igreja Católica, é hora de confessar os nossos pecados, e como é difícil perdoar aquele que muito nos fez mal, mas somos fortes e devemos buscar o perdão. A encenação da Paixão de Cristo que ocorre durante o decorrer do Tríduo Pascal, nos faz refletir por mostrar a dor que Cristo Jesus passou quando aqui na terra esteve. Com Seu sangue derramado, Ele nos lavou do pecado, no lugar do cordeiro, acredito que isso é o que devemos levar para nossa vida, alguém se sacrificou por nós, então devemos o acompanhar através dos ritos da Semana Santa”.

Maria Donizete – Igreja Matriz São Roque

“É SemanSemana Santa 3a Santa! Esta semana maior é ponto central na vida de todos nós cristãos, nela celebramos o mistério da nossa fé, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Esta semana nos aponta para o horizonte da nossa Salvação. Os quarenta dias em deserto, vividos com intensidade na oração, no jejum e na caridade tem nos preparado para tão sublime momento”.

Seminarista Leonardo Souza

Como descrito acima para cada um a Semana Santa representa aspectos diferentes. Entretanto há que se destacar que para todos, é um período de profunda oração e reconhecimento do amor de Cristo.

A presença de obstáculos, turbulências e dificuldades, sem dúvida é parte na vida de todos, contudo durante os quarenta dias que antecede a Semana Santa (quaresma) é possível refletir ainda mais sobre o quanto esses pontos são pequenos mediante aos passos de Jesus Cristo e as Suas dores. O jejum, a penitência e as orações constantes são o caminho de ligação a Deus. É preciso renovar-se, por este motivo a Quaresma e a Semana Santa são tão importantes na vida dos católicos, pois acredita-se que é o período de conversão, arrependimento dos pecados, preparação para ressurreição e aproximação ainda maior com Jesus.

Escrito por: Daiane Sombra

Revisado por: Camila Salvino

Depoimentos: Gelvany / Everton Oliveira / Andréa Aparecida / Vanessa Teixeira / Maria Donizete / Leonardo Souza

Foto: Grazielle Fachetti e Raphael Rampaso