• A Crisma
    10/02/2017 11:02

Foto 2

Receber o sacramento da Crisma é sem dúvida um dos momentos mais importante da vida de um cristão; é a renovação da promessa feita no batismo; é a confirmação do ser de Deus.

O primeiro sacramento recebido por um cristão é o batismo. Este sacramento representa o renascimento da criança, a purificação do pecado original e o inicio da vida deste individuo como discipulo de Deus. São Paulo nos diz: ”Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo” (Gl 3,27-28).

Posteriormente a criança inicia a catequese, onde é ensinado à elas a comunhão com Jesus Cristo. O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CT).

O sacramento da Crisma é também conhecido como sacramento da Confirmação, pois é a consolidação da graça batismal. Os primeiros passos dados na vida cristã são tomados ainda criança. Na Crisma o cenário torna-se diferente, o cristão já não é mais criança; este indivíduo possui maior discernimento para compreender os ensinamentos de Cristo e a plenitude da manifestação do espírito santo.No rito litúrgico da Santa Missa da Crisma, o bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo, a fim de perseverar com bravura na fidelidade ao Senhor” (CANÇÃO NOVA, 2017).

O rito da Crisma é celebrado pela unção do crismando com o óleo santo consagrado pelo bispo. A unção é feita na fronte do batizado ao serem ditas as palavras: “Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo”.  Ao marcar este sinal é soprado sobre o cristão o espírito santo, assim como em pentecostes. “O efeito da Confirmação é a especial efusão do Espírito Santo, como a de Pentecostes. Essa efusão imprime na alma um caráter indelével e produz um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais solidamente a Cristo e sua Igreja; aumenta na alma os dons do Espírito Santo: dá força especial para testemunhar a fé cristã” (COMPÊNDIO, p.92,2005)”.

Foto 1

Há sete dons do Espírito Santo, são eles: Sabedoria (sabedoria divina), Entendimento (compreender as verdades reveladas por Deus), Conselho (discernimento do que é certo ou errado), Fortaleza (coragem para viver a fé diariamente), Ciência (entender a própria vocação), Piedade (sabor pelas coisas de Deus) e Temor de Deus (amor e respeito a Deus).

Fontes: