• A mulher e a fé
    22/08/2016 15:08

É praticamente impossível falar da fé da mulher e não citar grandes exemplos de nossa Igreja, como Santa Rita de Cássia, Santa Luzia e Maria Santíssima. É possível encontrar mais exemplos a serem seguidos na Bíblia Sagrada, como Débora, Ester, Sara e Rute. A mulher é paciente, amorosa e obediente a Deus. Essas qualidades sem dúvida são grandes impulsionadoras da fé.

Santa RitaSanta Rita de Cássia viveu uma vida repleta pela dádiva da paciência. Casou-se nova para atender ao desejo dos pais com um homem de temperamento muito difícil e suportou pacientemente, embora seu desejo sempre fosse seguir a vida religiosa. Após 18 anos de casamento, seu marido foi assassinado e seus filhos estavam tomados pelo desejo de vingança. Sem força perante o ódio de seus filhos, suplicou a Deus que os levassem e o Pai atendeu sua prece e os levou para junto Dele. Santa Rita agora podia dedicar-se a Deus, entrou para o convento por intermédio do Pai. Santa Rita soube esperar o tempo Deus, esperar pacientemente o Kairós acontecer em sua vida.

Santa Luzia é um grande símbolo do amor a Deus. Assim como Santa Rita de Cássia, desejava dedicar sua vida a santidade, mas sua família pretendia casá-la com um jovem de família nobre, mas ela estava decidida a seguir a Deus. Foi acusada e decapitada, mas sempre se manteve firme em Deus, no amor verdadeiro à qual prometeu fidelidade.

Maria Santíssima aceitou Seu chamado sem hesitar, podemos ver isso em Lucas 1, 34. “34 Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”. 35 Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. (..) 38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela” (BÍBLIA SAGRADA). Trata-se de um grande exemplo de obediência a Deus!

Maria

A mulher tem a graça da intercessão, a mulher almeja a sua salvação e a dos seus entes queridos, a mulher é ternura e amor. Devemos seguir os grandes ensinamentos das mulheres citadas na bíblia, para ser uma grande mulher nos dias atuais.

Seja como Débora, ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona de casa ao mesmo tempo. Para imita-la procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo.

Ester foi a rainha mais importante que Israel já teve; Sábia, diante de uma situação difícil ela não se desesperava, buscava soluções através da oração. Seja como Ester, não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões.

Sara era esposa de Abraão, Deus prometeu a ele um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar a luz a essa criança, ela era vista como modelo ideal de mulher casada. Seja como Sara, não desista dos seus sonhos, seja confiante em Deus e nas promessas Dele. Coloque a sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.

mue-2

Rute tinha como principais virtudes a amizade, a felicidade, a dedicação e o desprendimento. Seja como Rute uma mulher doce e competente, seja integra em tudo o que fizer: no trabalho, no casamento e na família.

Tudo absolutamente tudo, muda na vida de uma mulher se ela tem fé. A mulher que confia em si mesma e também no outro pode estabelecer com ele relações duradouras e fecundas.

Produção do Texto: Daiane Sombra / Camila Salvino

Fontes:

BÍBLIA SAGRADA. Edição Catequética Popular. Editora Ave Maria – Edição 11.

www.MdeMulher.abril.com.br