• Por que quando o bispo diocesano celebra são colocadas sete velas no altar?
    13/05/2016 15:05

“Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. ” (Ap. 1,12-13)

O livro do Apocalipse, dentre muitas coisas que nos apresenta, nos descreve o Céu. A missa tem os seus elementos celebrativos ligados ao livro do Apocalipse. Quem está na missa está contemplando o Céu já aqui na terra.

vela6

Pense nesta imagem do Filho do Homem que está no meio dos candelabros que o Apocalipse expõe e na mesa do altar com suas velas e com o Cristo Eucarístico ali presente, bem como no crucifixo que é colocado logo no início da celebração eucarística. Não somente lemos o livro do Apocalipse, mas ele acontece enquanto celebramos a missa. Em outro post vamos falar mais sobre esta ligação entre a Santa Missa e o Apocalipse. Agora vamos falar da quantidade de velas que vão sobre o altar durante a celebração da missa.

Se vamos falar de algo que acontece na missa, a primeira referência que devemos ter é o livro que diz sobre como celebrá-la: o Missal Romano. Sobre o uso de velas no altar, está escrito:

“O altar deve ser coberto pelo menos com uma toalha de cor branca. Sobre o altar ou perto dele, dispõem-se, em qualquer celebração, pelo menos dois castiçais com velas acesas, ou quatro ou seis, sobretudo no caso da Missa dominical ou festiva de preceito, e até sete, se for o Bispo diocesano a celebrar. Igualmente, sobre o altar ou perto dele, haja uma cruz, com a imagem de Cristo crucificado. Os castiçais e a cruz ornada com a imagem de Cristo crucificado podem ser levados na procissão de entrada. Também se pode colocar sobre o altar o Evangeliário, distinto do livro das outras leituras, a não ser que ele seja levado na procissão de entrada.” (Instrução Geral do Missal Romano, 117).

vela7

E vamos nos deter em um ponto ainda mais particular: por que quando o bispo diocesano preside a liturgia são colocadas sete velas sobre o altar? Pelo simples motivo de ser um sinal indicativo de que é o bispo diocesano que está ali. Este motivo basta.

Contudo, há outras motivações, que trataremos no próximo post. Até lá!

(Por Everton Oliveira – Comunidade São João Batista)

Bibliografia:

HAHN, Scott. O Banquete do Cordeiro – A missa segundo um Convertido. Editora Cleófas, 2015.

Instrução Geral do Missal Romano, nº 117.

http://bibliacatolicaonline.com/biblia-ave-maria/apocalipse-capitulo-1/ (acessado em 13/05/2016)

http://www.salvemaliturgia.com/2013/06/a-nobre-simplicidade-do-altar-cristao.html (acessado em 13/05/2016)