Rua Adão Gonçalves da Costa, 178
Jd. Jussara - Carapicuiba - SP

41833741

Roque de Montpellier (c. 1295 – 1327) é um santo da Igreja Católica Romana, protector contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protector do gado contra doenças contagiosas.

SAIBA MAIS
  • Origem da Comunidade São João Batista
    06/05/2016 20:05

    13150018_895950767197595_1704762263_n

    Com sede na Estrada do Copiúva, 12 Jd. Gopiúva – Carapicuíba / SP, a Comunidade São João Batista foi inaugurada em 1973 pelo Padre Paulo Link. Na época o bairro possuía poucos moradores, que se organizavam nos fins de semana para arrecadar fundos para realizar a construção da igreja.

     

    Antes de sua construção, os moradores do Jd. Gopiuva, frequentavam a Igreja Nossa Senhora Aparecida, e posteriormente a Igreja São Lucas e foi aí que surgiu a conversa com o Padre Paulo sobre a necessidade de se construir uma igreja no bairro.

     

    Ficou marcada a primeira missa na praça, onde todos os moradores levaram suas próprias cadeiras para se sentar e o altar foi improvisado com mesas e escrivaninhas.

     

    Vendo o grande interesse dos moradores em participar da missa e de construir uma igreja no bairro, o Padre Paulo decidiu continuar celebrando missas aos domingos até que se conseguisse um local para a construção.

     

    Após a primeira missa celebrada na praça, as próximas foram realizadas nas casas de moradores (Dona Alvina) e depois foi cedida uma sala de aula da Escola Flora Stella, nesta época quem organizava e preparava a sala para a missa era a Derly Alves, filha do Sr. José Apolinário, idealizador e primeiro coordenador da Igreja São João Batista.

     

    A compra do terreno foi feita por meio de prestações e os moradores decidiram fazer mutirões nos finais de semana para a construção. No entanto, o Padre Paulo achou melhor contratar uma empreiteira que já estava construindo outras igrejas na redondeza para também construir a São João.

     

    As paredes já estavam na altura de 2 m quando iniciou o trabalho da empreiteira, que decidiu derrubar tudo e começar de novo.

     

    As despesas com a compra do terreno e a construção da igreja foram pagas com dinheiro arrecadado nas quermesses e doações, durante muitos anos.

     

    Na época da inauguração, foi feita uma reunião para decidirem qual nome dariam à igreja. A Dona Lucira, também filha do Sr. José Apolinário sugeriu São João Batista em referência às saudosas festas juninas de sua terra natal. O nome foi aprovado por unanimidade.

     

    A igreja demorou 02 (dois) anos para ser construída, de 1971 a 1973. E permaneceu neste local até 2008, quando foi inaugurada a nova igreja São João Batista, agora no terreno Escola Flora Stella, situado ao lado da antiga igreja.

     

    Neste período:

     

    Padres: Pe. Paulo Link, Pe. Carlos, Pe. Kieran, Pe. Edileis e atualmente o Pe. Adilson;

     

    Coordenador: José Apolinário, Ana Otávio e Joselino Pereira;

     

Liturgia Diária

Casamento

Batismo

SOBRE A PAROQUIA

A Paróquia São Roque de Carapicuíba foi criada por Decreto de S. Ema. o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, no dia 1º de setembro de 1984. Com territórios desmembrados das Paróquias de São Lucas e de Nossa Senhora Aparecida.

 

HORÁRIO DAS MISSAS

  • Imaculada Conceição (Sábados) 17h
  • São Roque (Domingo) 7h30
  • São João Batista (Domingo) 9h
  • São Judas Tadeu (Domingo) 9h
  • São Roque (Domingo) 11h
  • São Roque (Domingo) 18h
  • São Judas Tadeu (Domingo) 19h
  • São Roque (Terça) 20h
  • São João Batista (Quarta) 20h
  • Imaculada (Quinta) 20h
Copyright 2015 Paróquia São Roque. All Right Reserved. Powered by QGBrain.